domingo, 11 de maio de 2014

Sonoridades Telemáticas - 2011


Sonoridades Telemáticas (2011), um desdobramento do projeto Skilled Art (http://www.skilledart.eu) que busca estimular a formação de redes de criações, improvisações e colaborações entre artistas e espectadores, tanto na esfera da produção quanto na esfera da recepção, através da música, da tecnologia e da performance.


Sonoridades Telemáticas - 2011 from Fernanda Gomes on Vimeo.




Neste projeto, o público é convidado a fazer parte de um grupo musical experimental híbrido, resultado da mistura da presença corpórea com a presença virtual. O primeiro experimento foi realizado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro/Portugal. Dois espaços receberam o sistema dispositivo do projeto: um estúdio com fundo Chroma Key e o hall de entrada do departamento. Três músicos estavam posicionados no estúdio e podiam observar a movimentação no hall de entrada através da tela de um computador.

No hall de entrada, a imagem dos músicos era projetada em tamanho natural ao lado de um microfone e de um convite: “Procuram-se vocalistas”. Em frente ao microfone, uma pasta contendo textos técnicos indicava que bulas de remédio, receitas, manuais de instruções, manuais de montagem e indicações de trajetos, deveriam ser cantados como se fossem letras de músicas. 
Em outra tela era projetada uma fusão da imagem dos músicos com a imagem do espectador performer ao microfone, apresentando efeitos de videoclipe. Assim, cada participante poderia descobrir-se como parte ativa de uma experiência estética, a partir do objetivo de formar uma jam session a cada participação, protagonizada pelos músicos e pelos espectadores performers

Após a observação das relações que ocorreram com o experimento, tanto da parte do público que assistiu, quanto da parte das pessoas que se dispuseram a participar mais ativamente ao microfone, assim como da equipe envolvida em sua produção, foi possível chegar a algumas conclusões:

É realmente notável como a cultura exerce influência nos comportamentos em sociedade. Tendo em vista que a experiência aconteceu em Portugal, podemos perceber que seus participantes apresentam um nível de reserva e comedimento maior do que os participantes das experiências realizadas no Brasil. A preocupação com o olhar e a opinião do outro também parece ser maior entre os portugueses. Aqueles que se aventuraram a cantar ao microfone solicitavam de maneira bastante incisiva a aprovação daqueles que os assistiam. Cada gesto de cada espectador performer parecia ser controlado e a atmosfera apresentava uma característica mais intimidadora do que provocadora. Mesmo assim, alguns participantes foram bem sucedidos em suas improvisações ao microfone, principalmente a partir do estímulo dos músicos e de suas imagens projetadas em simultâneo. Ou seja, o sistema dispositivo preparado para a experiência conseguiu efetivamente provocar a interação dos espectadores performers, enquanto a presença dos outros espectadores gerou um efeito de constrangimento.

De maneira geral, as pessoas entendem a importância desse tipo de prática experimental em um ambiente acadêmico, principalmente levando-se em conta a utilização das novas tecnologias nas produções artísticas, comunicacionais e educacionais. Porém, mesmo havendo um reconhecimento da existência de novas ferramentas e configurações dentro das práticas contemporâneas através da utilização da tecnologia, foi possível verificar que ainda há pouca familiaridade com os novos usos e as potencialidades destes dispositivos. Sendo assim, torna-se necessária uma continuidade desse tipo de experimento, justamente para deixar a consciência da existência dessas tendências no mesmo nível de uma inserção efetiva. Ou seja, é preciso nivelar o conhecimento com a prática.

Dentro dos processos cognitivos é extremamente necessário experimentar novas relações e trocas entre sons, imagens, corpos e espaços, principalmente em ambientes educacionais, que estão preparando os indivíduos para um cenário em que a velocidade das transformações está cada vez maior.

O mundo contemporâneo exige cada vez mais que os indivíduos se tornem singulares, que façam suas próprias escolhas, que administrem suas próprias vidas. Porém, a liberdade exige certos parâmetros para se configurar. Por isso identificamos a necessidade de criação de sistemas dispositivos que permitam que os indivíduos façam as suas escolhas, deixem suas marcas e entrem em redes de criação e improvisação. Parâmetros e diretrizes existem não mais para controlar, mas para estimular. Sistemas dispositivos como o criado para o experimento Sonoridades Telemáticas, são planejados dentro de uma tendência contemporânea de diluição de padrões, regras e especificidades.





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