Sobre


Lugares Praticados é um blog dedicado a dar visibilidade à pesquisa e à produção artística desenvolvidas por Fernanda Gomes durante o processo de pós doutorado. Neste blog será possível transitar por textos, entrevistas, obras e eventos que ajudem a delinear as implicações dos espaços, culturas e contextos nos processos de relações entre imagens e espectadores, a partir da identificação do artista como agente no processo de produção e recepção de instalações interativas expostas em espaços públicos.

A proposta é trabalhar aspectos fundamentais que ainda não haviam sido aprofundados anteriormente nas análises dos processos de produção e recepção de obras interativas: a implicação dos espaços em suas diversas configurações e do contexto cultural nos processos de relações entre artistas, interfaces interativas e espectadores performers. Nossa principal hipótese é a de que os mesmos sistemas interativos sofrem processos de reconfigurações a partir da maneira como entram em relação com os espaços e as práticas culturais das cidades onde são instalados.

O nome do blog vem das análises de Michel de Certau sobre o espaço. De acordo com o autor, o espaço é o “lugar praticado”. O lugar é o acordo que se estabelece entre os elementos que são distribuídos em relações de coexistência. O espaço ocorre como efeito produzido pelas operações que o definem e que o situam. Na relação com o lugar, o espaço é como a palavra quando é falada, situada no presente e modificada pelas transformações causadas por sucessivos contextos.


Sobre Fernanda Gomes


Artista, pesquisadora e professora. É doutora e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2002 produz vídeos e instalações que já participaram de diversas exposições e festivais nacionais e internacionais.

Entre suas realizações artísticas mais importantes está a instalação interativa “Try On”, realizada durante o Master Internacional de Criação e Design em Sistemas Interativos no MECAD/Barcelona (2002) e selecionada para o European Media Art Festival de 2003. Participou de diversos festivais nacionais e internacionais publicitários, audiovisuais e artísticos, como o Videobrasil SP, Festival de Cinema de Tiradentes, Salão de Arte de Santo André, Festival Internacional de Curta Metragens, e o Festival Brasil No Ar em Barcelona. Entre suas exposições estão: “Quero tudo o que eu não preciso” (2007) - Palácio das Artes, Belo Horizonte; “Não sei ser rótulo” (2009) - Praça da Estação e Museu de Artes e Ofícios, Belo Horizonte; "Pare de me ignorar" (2010) - Praça da Estação, Belo Horizonte; “Horizontes Invisíveis” (2010) – Alpendre, Fortaleza. “Beco da Poeira” (2011) Parque Lage, Rio de Janeiro; “Sonoridades Telemáticas”, dentro do projeto Skilled Art na Universidade de Aveiro, Portugal (2011); “O Templo de Cada Um” (2011) - Praça da Estação e Centro Cultural Cento e Quatro, Belo Horizonte;“Todo mundo sabe dançar” (2012) Praça da Estação, Belo Horizonte. Atualmente está produzindo a exposição “Cores Vivas para Tempos Mortos”, premiada no Edital Filme em Minas e que será exposta em dezembro de 2012 no Palácio das Artes, Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário