quinta-feira, 4 de junho de 2015

8o. Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual

O Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual é um evento aberto à participação de pesquisadores e estudantes de pós-graduação em arte, cultura visual e áreas afins. O evento reúne pesquisas que refletem sobre questões relacionadas às três linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual: Imagem, Cultura e Produção de Sentido; Poéticas Visuais e Processos de Criação; Culturas da Imagem e Processos de Mediação.

Em sua oitava edição, o seminário tem como temática Arquivos, memórias, afetos, e pretende salientar a sua importância nas produções de visualidades contemporâneas. Nesse sentido, será questão de privilegiar os seus possíveis objetos de investigação em relação aos modos de pensar a arte e a cultura visual, tudo como a transmissão cognitiva dos seus fazeres e saberes. Essa temática baseia-se nos estudos mais recentes, cuja particularidade consiste em reatualizar o que pode definir-se enquanto sítios específicos de memórias. Às vezes inusitadas, essas memórias acabam por se consolidar ao longo da experiência dos seus artefatos, perceptíveis em suas vertentes históricas, poéticas ou alegóricas.

https://seminarioculturavisual.fav.ufg.br/ 

VII Congresso Internacional de Ciências, Artes e Humanidades "O corpo decifrado"

De 27 a 30 de outubro acontecerá o  VII Congresso Internacional de Ciências, Artes e Humanidades "O corpo decifrado", na Universidade Autônoma Metropolitana da Cidade do México.

A artista e pesquisadora Fernanda Gomes apresentará o trabalho "A produção do corpo criativo em propostas interativas contemporâneas".


Um dos principais objetivos dos artistas contemporâneos que em suas obras convidam os espectadores à ação é produzir imagens e sistemas dispositivos que  efetivamente possam gerar envolvimentos criativos e experiências significativas para os corpos que as experimentam. Um dos artistas mais bem sucedidos nesse sentido é o mexicano Rafael Lozano-Hemmer, que possibilita trocas entre espectadores, seus corpos, seus gestos, suas imagens e os espaços públicos, em propostas que apresentam grandes complexidades técnicas. Como a obra Body Movies, que segundo o artista transforma o espaço público a partir de projeções interativas em grande escala. Uma obra que proporciona interações entre corpo e espaço público, entre corpo e imagem e entre corpos de transeuntes a partir do momento em que se relacionam com os dispositivos espaciais e tecnológicos. 

XIX Encontro da Socine

O XIX Encontro da Socine, Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e do Audiovisual, vai acontecer de 20 a 23 de outubro na UNICAMP, Campinas.

A artista e pesquisadora Fernanda Gomes vai apresentar o trabalho "Espaços e sistemas dispositivos nos processos de recepção de imagens",  dando continuidade aos estudos sobre a implicação de espaços e sistemas dispositivos nos processos de relações entre imagens e espectadores, a partir da identificação do artista como agente no processo de produção e recepção de instalações interativas expostas em espaços públicos. Através de conjuntos articulados, algumas obras contemporâneas experimentam novas relações com o espectador, que passa a ser solicitado de maneira cada vez mais diferenciada.

http://www.socine.org.br/index.asp 

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Contemporary Caribbean Visual Culture Conference

A artista e pesquisadora Fernanda Gomes apresentará o trabalho "A conquista do espaço público: o agenciamento artístico no processo de participação coletiva" na Contemporary Caribbean Visual Culture Conference, que vai acontecer de 9 a 11 de setembro na Universidad del Atlantico em Barranquilla, Colômbia.

O trabalho busca evidenciar alguns agenciamentos praticados por artistas lationamericanos em propostas participativas em espaços públicos. O artista mexicano Rafael Lozano-Hemmerpode ser apontado como um exemplo de artista agente, que leva diversas obras para os espaços públicos, possibilitando trocas entre espectadores, seus corpos, seus gestos, suas imagens e os espaços, em propostas que apresentam grandes complexidades técnicas, dentro de uma categoria que o próprio artista nomeia como “arquitetura relacional”. 

 

II Congresso de Investigação em Artes Visuais

O II Congresso de Investigação em Artes Visuais, que será realizado na Universidade Politécnica de Valência, de 9 a 10 de julho, tem como objetivo criar um fórum que permita facilitar a visibilidade da produção dos investigadores de arte em nível nacional e internacional e o conhecimento mútuo. A linha temática proposta para esta ocasião é suficientemente aberta e inclusiva para abarcar distintas manifestações, preocupações e modos de investigação artística.

A artista e pesquisadora Fernanda Gomes apresentará o trabalho "O artista está presente: uma análise dos aspectos fenomenológicos das instalações artísticas".

https://2congresodeinvestigacionenartesvisuales.wordpress.com/