sexta-feira, 12 de setembro de 2014

FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Há 15 anos, o FILE promove exposições, oficinas e encontros que buscam investigar as apropriações dos meios tecnológicos na realização artística. Com exposições anuais em São Paulo, edições no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de participações em eventos internacionais, o FILE constitui o maior acontecimento de arte digital na América Latina.

A 15ª edição do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica em São Paulo foi realizada de 26 de agosto a 5 de outubro de 2014 no Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso. O festival ocupa quatro espaços desse local: a Galeria de Arte, a Galeria de Arte Digital do SESI (fachada do prédio), o Espaço FIESP e o Espaço Mezanino, além da calçada das estações de metrô Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro.

A exposição do FILE SP 2014 apresenta instalações, performances interativas, animações, jogos para várias plataformas, maquinemas, videoarte, obras de net e sound art, além de uma seleção de obras de artistas japoneses em parceria com o Japan Media Arts Festival.

Site FILE 2014

Instalação "Speak"

Internet, câmera, improvisação: a exposição de si no cenário das tecnologias digitais

No    cenário    contemporâneo    é    possível    identificar transformações nos processos de construção e exibição de si, associadas a diluições de grandes padrões comportamentais nas esferas sociais, artísticas e midiáticas. A partir de uma perspectiva historiográfica, este artigo busca explorar a intensificação destas transformações, através da constatação de um crescente avanço e acessibilidade técnica que possibilita experimentações em setores da sociedade que durante muito tempo foram considerados apenas como receptores de produções culturais. Dentro deste recorte, observamos um tipo de produção que possibilita uma dinâmica de formação de redes de criação e improvisação: vídeos performáticos exibidos na Internet que apresentam um expressivo número de visualizações em escala global.