Este trabalho busca evidenciar algumas transformações nas relações comportamentais do sujeito com o dispositivo, partindo das primeiras sessões fotográficas do século XIX e chegando até as práticas contemporâneas de produções de imagens. Percebe-se uma substituição da noção de regra social fixa para a idéia de improvisação e o surgimento de um novo tipo de sujeito que se apropria dos dispositivos, passando a ser produtor, diretor e ator de suas imagens. Neste recorte, será privilegiada a produção de auto-retratos contemporâneos, nos quais o espelho é substituído pela câmera de vídeo, que é seduzida e corrompida, a partir de propostas de experiências com a própria imagem.
segunda-feira, 28 de abril de 2014
quarta-feira, 23 de abril de 2014
segunda-feira, 14 de abril de 2014
The invisible reality show: a intervenção performática urbana na produção e recepção do espaço contemporâneo – Revista Eletrônica E-Compós (Brasília) – 2008
As propostas performáticas que realizam intervenções em espaços públicos, também chamadas de site-specific performances, podem levantar diversas questões e este artigo aborda algumas delas. A partir de perspectivas artísticas, sociológicas, culturais e geográficas, as intervenções e as performances urbanas são localizadas no cenário artístico e na produção do espaço contemporâneo. O artigo parte da experiência do grupo dinamarquês Udflugt, que esteve no Rio de Janeiro apresentando processos e metodologias que fazem parte de sua proposta de trabalho e que surgiram após a criação do conceito The invisible reality show. Pretende-se, então, estabelecer relações entre mudanças perceptivas do espaço cotidiano, processos de sociabilidade e a experiência artística no contexto urbano.
quinta-feira, 10 de abril de 2014
domingo, 6 de abril de 2014
Assinar:
Comentários (Atom)